Olá! Estamos muito felizes com sua visita. Quer falar conosco? Mande um e-mail para emeicarlota@gmail.com. Divirta-se!
RSS

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sequência Didática: Texto Científico - Projeto "Fundo do Mar"

O projeto "Fundo do Mar" aconteceu na Emei Carlota nos meses de maio e junho, como parte da sequência didática sobre letramento. Desenvolvido pelas professoras Cássia, Denise e Rosângela, que trabalham com o 6A, 6B e 6C, respectivamente, o projeto teve o objetivo de trabalhar o texto científico, que por sinal, foi bem alcançado. Uma das etapas foi a adoção de um peixinho pela sala. Ao final do projeto, uma aluna foi sorteada e levou o peixinho para casa, para cuidar com muito carinho.Veja alguns momentos.

O peixinho chega à escola


 E depois de tantas sugestões de nomes para ele...
Começa a campanha para ver qual nome será o mais votado no dia da eleição!

                             Os alunos votam com muita consciência.... 
                                           Todos prestam atenção. Os nomes são Scooby ou Nemo. Vamos ver qual vai ganhar?

 

E começa a apuração dos votos...

A professora Denise contabiliza os votos na lousa, para que todos possam ver a apuração. A professora Rosângela abre as cédulas uma a uma. 

Scooby ganha!!!

Alegria de um lado. Frustação de outro, mas a Democracia sai vencedora!!! 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto "Fada dos Dentes" incentiva higiene bucal

Uma parceria entre a Emei Carlota e a Escola Técnica de Saúde Pública “Prof. Makiguti” trouxe mais que diversão aos alunos. Além de participarem de várias brincadeiras, assistirem a teatros de fantoches e ouvirem paródias engraçadíssimas, os alunos da Emei Carlota reforçaram seus conhecimentos sobre higiene bucal.

O projeto foi idealizado por formandas da escola técnica e contou com a colaboração das professoras da Emei Carlota. No encerramento do projeto, alguns alunos participaram de uma peça teatral, apresentada no Dia da Família. Veja algumas fotos.











sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Leitura Simultânea: Novas histórias, novas escolhas!

Devido ao sucesso do projeto "Leitura Simultânea" na Emei Carlota, decidimos continuar com ele. O projeto permite que professores tenham contato com alunos das outras salas, e que as crianças escutem a história que quiserem.

O ano passado, a Leitura Simultânea aconteceu uma vez por mês. O ritmo deve ser o mesmo este ano, já que as atividades são muitas aqui. O que não desqualifica a importância do projeto.

Cada professora escolhe uma história e deve elaborar uma sinopse que é fixada no corredor da escola. Durante uma semana, os alunos começam a apreciar o cartaz, e mesmo que não saibam ler, fazem a leitura imagética. Dias antes do evento, cada professora vai com sua sala ao local onde estão fixados os cartazes e lê cada sinopse. Assim, cada aluno coloca seu nome embaixo do cartaz da história que mais o interessou.

No dia do evento, os alunos se dirigem à sala onde acontecerá a leitura do livro que escolheram e podem ter contato com um grupo formado por pessoas interessadas na mesma história. Super legal!

Confira algumas fotos* da primeira "Leitura Simultânea" deste ano.











* As fotos estão embaçadas porque queremos preservar a identidade de nossos alunos. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Professoras emocionam alunos com o teatro "A Formiguinha e a Neve"

A segunda história do projeto "A Arte de Contar e Encantar Histórias", das professoras Cássia, Denise e Rosângela, emocionou alunos e funcionários. A história foi contada aqui no Brasil por João de Braga, o Braguinha, e aqui no Carlota, ganhou a sala de aula em formato de peça teatral.

O clássico da literatura universal, "A Formiguinha e a Neve", conta a história de uma pequena e distraída formiga que, enquanto voltava de seu trabalho, prende seu pé em um floco de neve. Desesperada, pede ajuda a muitos: um gato, um cachorro, um homem...Mas ninguém parece forte o bastante para desprender seu pezinho. Quem será capaz de fazê-lo? Em um final comovente e feliz, a formiguinha descobre quem possui tamanha força para tal proeza. Vejam algumas fotos: