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sexta-feira, 18 de março de 2011

Jornada Pedagógica 2011: Discussão sobre tempos de espaços na Educação Infantil

A Jornada Pedagógica este ano privilegiou a reflexão e a discussão sobre os tempos e
espaços na Educação Infantil. O tema privilegia o direito da criança em usar todos os espaços da escola e ter tempos diferenciados para cada atividade.

Na Prefeitura de São Paulo, a jornada do professsor não é a mesma da criança. Na Emei Carlota, por exemplo, existem três turnos para os docentes, mas apenas dois para as crianças, já que elas ficam cerca de cinco horas na escola. Assim, um professor entra às 7h e sai às 11h e outro, que chega às 11h fica até 12h30 com os mesmos alunos e faz a entrada dos alunos do período da tarde, ficando com eles até às
15h.

Isto significa que a aula deve ser preparada pelos dois professores da sala, para que
estes não repitam os mesmos espaços e atividades no mesmo dia. Afinal, ninguém gosta de fazer o dia inteiro a mesma coisa, imagine então a criança!

Pode parecer complicado, mas imagine que o primeiro professor tenha preparado uma
atividade com massinha e que no mesmo dia, o outro tenha preparado algo parecido. Os diferentes tempos e espaços não foram privilegiados, pois a criança fez algo parecido no mesmo dia, mesmo com tantas possibilidades.

Algo que ajuda muito nesta organização de tempos e espaços é a linha do tempo. Aqui
na Carlota, por exemplo, montamos a linha do tempo para que todos os espaços da escola sejam privilegiados: sala de leitura, parque interno, parque externo, laboratório de informática, quadra e sala de aula.

Durante a Jornada, cada dupla de professores que divide a mesma sala se reuniu e discutiu a melhor forma de trabalhar para que as atividades sejam diversificadas e respeitem os tempos e espaços.

Para saber mais sobre o assunto, acesse a publicação da Prefeitura "Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo".

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