O projeto Dinossauros começou pequeno, sem chamar muita atenção e partindo da necessidade de incentivar o cuidado de si e do outro. Hoje, em seu segundo ano, o projeto foi expandido e não só uma, mas quatro salas participam dele.
Este ano, o Dino, como é conhecido o primeiro dinossauro do projeto, e o Samuel, seu irmão, ganharam dois primos: o Dexter e o Sauro. As crianças adoraram a ideia e agora esperam ansiosas o dia em que podem levar o mascote da sala para a casa. No dia em que ficam responsáveis pelo animal, levam também um caderno, para que seus pais possam registrar o que aconteceu com a visita do amigo dinossauro.
A participação dos pais tem sido grande, o que só motiva o projeto a continuar,
aumentando a família do Dino. Veja as fotos:
quarta-feira, 30 de março de 2011
Dino ganha novos companheiros!!!
sábado, 19 de março de 2011
Projeto Especial de Ação 2011 - Jogos e Brincadeiras: A Ludicidade no Cotidiano Escolar
sexta-feira, 18 de março de 2011
Jornada Pedagógica 2011: Discussão sobre tempos de espaços na Educação Infantil
quinta-feira, 17 de março de 2011
Jornada Pedagógica 2011 - Reflexão: "O Marceneiro e as Ferramentas"
Contam que em uma marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.
Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.
Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.
terça-feira, 15 de março de 2011
Início das aulas de informática com o projeto "Tec-Tec na Emei"
Este ano a emei Carlota preparou uma surpresa para as aulas de informática: cada um ocupará um computador.
Para isto, as professoras que estão no módulo, Dayane e Cilene, serão as professoras de informática. Quando não estiverem em substituição, elas levarão os alunos para o laboratório de informática. E para que cada um possa ficar em um computador, a turma será dividida em dois grupos.
Para saber mais sobre estas aulas, acompanhe o blog do projeto: http://tectecnaemei.blogspot.com/
quarta-feira, 9 de março de 2011
Criatividade e alegria no Carnaval da Emei Carlota!
Embora não fossem obrigadas, muitas crianças vieram fantasiadas. Algumas, com fantasias prontas bem elaboradas. Mas o mais legal foi ver a participação dos familiares, que criaram, com roupas e panos e muita criatividade, modelos bem divertidos de fantasias, pois o mais importante é se divertir e deixar a imaginação correr, ou melhor, "pular" solta neste Carnaval.